Índice
ToggleTudo o que você precisa saber sobre a perícia contábil
Entender os detalhes e diferenciais da perícia contábil será essencial na hora de contratar esse tipo de serviço
Previsto no direito, a perícia contábil é uma das formas de provar e emitir qualquer tipo de laudo ou informação com validade legal quanto à contabilidade da sua empresa.
A perícia contábil é extremamente importante para qualquer empresa que tenha passado por algum tipo de demanda judicial ou processo de fusão empresarial e mesmo que o nome aparente extrema seriedade e até mesmo preocupação, não é nada além de um processo que auxilia todos os tipos de empresários a provar informações de forma segura.
Por isso, hoje vamos apresentar todos os detalhes acerca da perícia contábil, como ela pode ser realizada e tudo o que você precisa saber antes de contratar esse serviço.
O que é perícia contábil?
A perícia contábil entende-se por um conjunto de processos técnicos e até mesmo científicos cujo objetivo é criar provas para que toda e qualquer empresa possa comprovar suas informações de forma legal.
Logo, a perícia contábil é uma perícia normal, mas aplicada no mundo da contabilidade e por conta da burocracia que ocorre nas obrigações contábeis de qualquer empresa pode, sim, ter as suas complexidades.
Precisar de uma perícia desse tipo pode, sim, ser resultado de um problema, entretanto, o profissional especializado no assunto que for realizá-la saberá exatamente tudo o que precisa ser feito para garantir a veracidade das informações para serem apresentadas legalmente.
Lembre-se também que para que a perícia seja realizada na sua empresa é imprescindível contar com um verdadeiro perito contábil habilitado ao CRC.
Perícia contábil: quais seus tipos?
Existem dois tipos de perícia contábil que podem ser feitas na sua empresa, a judicial e também a extrajudicial, apresentaremos com detalhes cada uma, a seguir:
Perícia judicial
Esse tipo de perícia se faz necessária quando um juiz solicita a sua realização, são para situações em que é necessário a apresentação de um laudo especializado e que seja criado com total isenção do perito contábil.
Isso é necessário para casos de resolução de questões jurídicas, por exemplo, o profissional que realizar a perícia precisa entregar a análise e também um parecer que será entregue ao juiz para que a melhor decisão seja tomada.
Perícia extrajudicial
Diferentemente da apresentada anteriormente, essa perícia não precisa do pedido do juiz para ser realizada, até mesmo não necessita de um processo em andamento para ser feita.
Por conta disso, ela pode ser dividida em três tipos de perícia contábil
Perícia arbitral
Todas as informações que serão analisadas podem ser definidos por meio da lei de arbitragem, ou seja, os dois lados podem definir a necessidade de a questão ser arbitrada e assim o responsável apontar se a perícia precisa ser feita ou não.
Perícia em âmbito estatal
Dado ao nome, ela é realizada sob o controle e cuidado dos órgãos do Estado, incluindo as CPIs, perícias criminais e também as que são feitas pelo MPU (Ministério Público da União).
Perícias voluntárias
Aqui finalmente podemos falar sobre as perícias contábeis, realizadas por meio da contratação do serviço, o que pode ocorrer em diversas situações, principalmente durante o processo de compra de uma segunda empresa, por exemplo.
O comprador pode, sim, pedir uma perícia contábil para entender como estão as pendências da empresa que deseja adquirir.
Como a Ibérica Contábil pode ajudar a contabilidade da sua empresa?
Agora que você já entendeu a importância de manter as obrigações contábeis da sua empresa em dia para casos de uma perícia contábil se fazer necessária, é ainda mais importante poder contar com uma boa contabilidade a favor da sua empresa.
E é isso que nós, da Ibérica, queremos oferecer a você, a tranquilidade de que a sua empresa está em boas mãos e segura cumprindo todas as suas obrigações contábeis sem burocracia para atrapalhar.
Clique aqui e confira como os especialistas da Ibérica Contábil podem ajudar sua empresa!